Neste Molde trouxemos um guia de como escolher o uniforme para seus funcionários. Confira!
Para o relacionamento da empresa com o cliente, a expressão “A primeira impressão é a que fica” funciona muito bem.
Afinal, a imagem de uma empresa é representada principalmente pela sua equipe, e como ela se apresenta diz muito sobre o seu negócio. Em primeiro lugar, ter uma equipe bem uniformizada mostra que a todos estão unidos em um mesmo propósito.
Independentemente do tamanho da sua equipe, essa é uma questão importante para se analisar.
Antigamente, as empresas usavam os uniformes profissionais com o objetivo único de manter a equipe padronizada e transmitir um ar de negócio mais organizado. Hoje, as coisas mudaram, o uso dos uniformes profissionais vai muito, além disso.
Algumas das vantagens:
Transmite maior credibilidade
Divulga a empresa
Identifica as pessoas que fazem parte da equipe
Identifica o tipo da empresa
Empresas precisam, sobretudo, pensar de forma diferente na escolha do uniforme dos seus funcionários. Conforme o segmento, valores e atividades de uma empresa, elas podem ser divididas em tradicionais, contemporâneas ou criativas.
A escolha do uniforme está principalmente diretamente ligada a essa classificação.
Confira algumas dicas de uniformes que combinam melhor com a rotina de cada uma delas de acordo, sobretudo, com suas características.
Empresas tradicionais:
As empresas tradicionais são marcadas principalmente por uma hierarquia bem delimitada, seguindo uma estrutura burocrática, rígida e sobretudo formal, com políticas e responsabilidades bem definidas. Aqui podemos citar: escritórios de advocacia, contabilidade e órgãos públicos.
O que usar? Empresas tradicionais demandam uniformes formais, dispensando principalmente peças chamativas, coloridos ou com aberturas.
É indicado:
Peças discretas;
Sapatos fechados e formais;
Peças de cores sóbrias e frias Exemplo: camisa social, terninho e tailleur;
Evite: peças muito coloridas; sapatos abertos, como chinelo ou sandálias rasteiras; camisas com manga curta ou camisetas.
Empresas contemporâneas:
Em primeiro lugar, as empresas contemporâneas possuem uma gestão flexível e apta a mudanças, oferecendo serviços que suprem as demandas da sociedade moderna. Aqui podemos citar: clínicas de estética, lojas de vestuário, bistrôs e pubs.
O que usar? Empresas contemporâneas pedem combinações que transitam entre o formal e o casual. O uso de cores mais vivas é indicado, mas é preciso pensar principalmente no conforto e mobilidade do funcionário.
É indicado:
Blazers e camisas coloridas
Sapatos confortáveis e menos formais Exemplo: blazers e calça flare
Evite: peças curtas, decotadas ou transparentes; sapatos desconfortáveis.
Empresas criativas:
As empresas desse segmento têm como motor principalmente a criatividade. São empreendimentos com modelos de negócios que surgem por meio de atividades, serviços e produtos desenvolvidos a partir do conhecimento intelectual. Aqui podemos citar: escritórios de arquitetura, designer de moda, lojas de decoração de interiores.
O que usar? Como reflexo do seu segmento, a uniformização dessas empresas permite mais cores e peças mais modernas e despojadas.
É indicado:
Peças mais despojadas, como macacões, saias longas, coletes e calças jeans
Blusas com modelos mais modernos
Tênis e sapatos menos formais Exemplo: camisetas com mangas curtas e sapa tênis
Evite: acessórios muito grandes ou com cores muito chamativas; roupas muito justas ou bem folgadas.
O importante é alinhar cores e modelagens a ideias e valores da empresa, levando em consideração o serviço oferecido e a atividade desempenhada pelo funcionário.
Portanto, além dessas dicas, é importante pensar também no conforto e bem-estar dos seus colaboradores. Algumas atividades exigem roupas e calçados que se adaptem a elas, como conforto, mobilidade e proteção contra eventuais riscos.
A Uzan Uniformes possui um sistema de consultoria para a produção de uniformes, entre em contato e transforme a forma com que a sua empresa se apresenta para o mercado.